Sobre os visitadores paroquiais de doentes
Visitadores paroquiais de doentes
QUEM SÃO?
· São os encarregados de realizar na comunidade paroquial as tarefas próprias da Pastoral da Saúde.
· Prolongam no domicilio dos doentes a presença e a ação ministerial da comunidade paroquial, através da visita pastoral.
· Acompanham os doentes e os seus familiares, e anunciam-lhes o Evangelho, a Boa Nova da Saúde.
· Proporcionam-lhes o encontro com Jesus Cristo, Saúde de Deus para os homens, mediante os sacramentos da Reconciliação, Eucaristia (na forma de comunhão de doentes ou de Viático) e a Santa Unção.
· Esforçam-se para que a Paróquia seja uma comunidade sanadora, e colaboram com outras áreas pastorais (Caritas, Pastoral Familiar, Vida Ascendente, Liturgia, etc) para que os doentes e os seus familiares vejam satisfeitas todas as suas necessidades.
QUE SE LHES PEDE?
· Maturidade humana e prática constante da espiritualidade cristã.
· Aptidões e vontade para trabalhar em equipa.
· Sentirem-se enviados pela comunidade paroquial e representá-la perante os doentes e seus familiares em sua casa.
· Disponibilidade para receber formação específica – inicial e contínua – que necessitam no seu compromisso pastoral.
· Dispor de tempo livre e disponível para visitar os doentes e os seus familiares.
· Respeito pela intimidade das pessoas, bem como discrição e sentido de confidencialidade e respeito em relação a tudo o que vêm e ouvem junto dos doentes e seus familiares.
QUE TAREFAS REALIZAM?
São pessoas cristãs integradas numa comunidade paroquial que, sentindo a chamada do Senhor Jesus: Estive doente e visitaste-me….cada vez que o fizeste aos meus irmãos mais débeis (Mt25, 40), realizam as tarefas da Pastoral da Saúde na comunidade e, em seu nome, também fora dela. Para isso formam em cada paróquia a equipa de visitadores, que integra leigos cristãos, religiosas e religiosos.
Reúnem-se periodicamente para a prática da oração, a celebração litúrgica e a formação contínua em Pastoral da Saúde. Mantêm as oportunas colaborações com os representantes de outros setores pastorais afins, tais como Caritas, Pastoral Familiar, Liturgia, Vida Ascendente…